Washington Rio Branco: “estou tranqüilo e disposto a continuar contribuindo com o governo Roseana”

Rio Branco fez balanço positivo de sua gestão e disse estar a cavalheiro no cargo

Em conversa com o blog, por telefone, o secretário estadual de Meio Ambiente, Washington Rio Branco, fez um balanço da sua atuação à frente da pasta. Em um ano e seis meses de gestão, ele destacou o licenciamento de grandes empreendimentos como a Refinaria Premium, em Bacabeira, e as unidades da Suzano Celulose, em Timon e Imperatriz, como ações mais significativas da Sema sob seu comando. Sobre sua eventual saída do cargo, ele disse se sentir tranqüilo e afirmou estar disposto a continuar contribuindo com o governo, seja no atual posto, seja em outra função.

Rio Branco se disse gratificado por ter tido seu trabalho reconhecido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em razão do licenciamento, em tempo recorde, do projeto da Refinaria Premium, da Petrobras. “Com certeza, foi o momento mais marcante da minha gestão. O presidente fez questão de frisar que o licenciamento das refinarias que estão sendo construídas em outros estados em seu governo demorou, no mínimo, dois anos e meio. Aqui no Maranhão, o processo foi concluído no prazo recorde de seis meses, com extrema legalidade, o que deixou Lula bastante satisfeito”, salientou.

Outros empreendimentos licenciados na gestão de Rio Branco foram as fábricas da Suzano Celulose, em Timon e Imparatriz; o Pier IV, da Vale; e a Granel Química, no Porto do Itaqui, último a obter o aval da Sema.

O secretário revelou estar recebendo vários e-mails elogiando seu desempenho à frente da Sema e disse que vem sendo parabenizado por onde passa pela sua atuação. Ontem, ele esteve em Imperatriz para oficializar o licenciamento de projetos de psicultura e se surpreendeu com as manifestações de apoio das quais foi alvo. “Um psicultor me agradeceu por ter tornado possível o licenciamento de sua atividade após 10 anos tentando se regularizar. Pedi desculpas a ele em nome do governo por tanta lentidão”, relatou.

Rio Branco destacou, também, as mais de 1.000 licenças autorizados pela Sema recentemente, que possibilitarão ao Governo do Estado obter recursos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para obras como a construção de estradas vicinais. Em meio à árdua tarefa de comandar a Sema, ele comemorou ainda a conclusão de um doutorado em Território Ambiental e a participação em dois livros.

O restabelecimento da confiança da sociedade na Sema também foi mencionado pelo secretário como outra prova do bom desempenho de sua gestão. Ele atribuiu essa conquista ao trabalho dos funcionários do órgão, a quem chamou de “abnegados”.  Citou ainda como outro ponto positivo a reestruturação do Conselho Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, órgão que estava sub-judice quando assumiu o cargo.

Por fim, Rio Branco agradeceu à governadora Roseana Sarney por ter confiado em sua capacidade para gerir um órgão tão importante como a Sema. “Eu sei o que fiz, por isso, sinto-me à vontade neste momento em que estão previstas mudanças na equipe de governo. Estou a cavalheiro”, declarou.

Foto: arquivo/O Estado do Maranhão

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Washington Rio Branco: “estou tranqüilo e disposto a continuar contribuindo com o governo Roseana”

  1. Socorro Lima disse:

    SOMOS FUNCIONÁRIAS DA SEMA E SERÁ UM GRANDE ERRO NÃO MANTER UM TRABALHO SÉRIO QUE ESTA SENDO DESENVOLVIDO AQUI, TINHAMOS VERGONHA DE PERTENCER A ESTE ÓRGÃO QUE O SECRETARIO VEM DINAMIZANDO, É SEM DÚVIDA O MELHOR SERCRETARIO QUE JA PASSOU AQUI, QUEM DIZ ISSO SOMOS NÓS, APESAR DA AJUDA MÍNIMA DO ESTADO PARA A ESTRUTURAÇAO DA SEMA E SEUS SALÁRIOS.

  2. deixo também minha insatisfação com a saída do Prof. Washigton Rio Branco, pois o seu trabalho estava sendo bem feito, principalmente com a reinstituição dos Conselhos, espaço este que a sociedade civil tem para participar das políticas públicas tomadas em relação ao meio ambiente.

Deixe um comentário